ANO III

Agosto - Setembro / 2002
Nº 12

 
 
Reportagem de Capa
História Contemporânea

Danilo José Figueiredo analisa em Darth Vader: A Realidade e a Fé em Star Wars as inúmeras proximidades e os paralelos que podem ser traçados entre os personagens da saga cinematográfica de George Lucas e os fatos da vida de Cristo descritos na Bíblia.


 
História do Brasil

A construção da idéia de Nação em torno da criação do Estado Imperial Brasileiro é o ponto central da análise de Renato Pignatari Pereira em A Nação Inexistente , onde as cerimônias de aclamação, coroação e sagração do Imperador D. Pedro I em 1822 são analisadas a partir de diversas linhas.

História do Brasil

A educação durante o século XX no Brasil foi vista como uma forma de pacificar a sociedade, formando trabalhadores treinados para as novas exigências do mercado de trabalho. Com a chegada do século XXI e da Era da Informação, as discussões sobre o papel da educação no Brasil são retomadas pela intelectualidade, o que é analisado por Carlos Ignácio Pinto em Os Conceitos de Educação no Brasil: uma análise sobre Arnaldo Niskier .


 
História Antiga

A pouco pesquisada coleção de moedas do Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro, em especial a parte que envolve o período em que Constâncio II governava o Império Romano (337-361 d.C.) é analisada por Cláudio Umpierre Carlan em Moeda e Propaganda: a tipologia das cunhagens do Imperador Constâncio II (337-361) através da aplicação do método de análise de conteúdo .


 
História do Tempo Presente - com Fórum de Discussões sobre o tema

A greve estudantil que mobilizou a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP entre maio e agosto de 2002 foi noticiada de maneira bastante peculiar pelo jornal O Estado de São Paulo. Analisando estas reportagens e remetendo-se à fundação da Universidade de São Paulo, Gabriel Passetti começa uma análise do Ensino Público Brasileiro em A Greve Estudantil da FFLCH-USP e sua cobertura pelo Estadão .


 
Teoria da História

Em As Histórias de Michel Foucault, Fernando Nicolazzi, Mestrando em História pela UFRGS propõe-se a introduzir o leitor no pensamento deste importante filósofo e historiador, levantando algumas de suas principais obras e idéias.


 
Cinema e História

O filme francês "Pacto dos Lobos" passou despercebido pelo grande público brasileiro e foi duramente criticado pela crítica. Danilo José Figueiredo, em A Revolução, os Lobos e o Besteirol , analisa a relação entre esta produçã, a "crítica especializada" e as visões da Revolução Francesa e de sociedade implícitas ao filme.


 
Série Projetos de Pesquisa
"O Caminho das Minas de Goiás"

Carlos Ignácio Pinto apresenta seu pré-projeto de Mestrado na área de História Colonial Brasileira. Com ele, pretende aprofundar pesquisa sobre a importância do Caminho das Minas de Goiás a partir do início da mineração naquelas terras, para compreender como se deu a colonização do Nordeste Paulista, com uma produção voltada tanto para o mercado local quanto para a exportação.


 
Resenha

Olívia Pavani Naveira resenha "Em Costas Negras", obra do polêmico Manolo Florentino. Nela, o autor defende uma visão diferente sobre a escravidão negra, sua imagem e legado ao Brasil e à África, daquela encontrada na historiografia tradicional.


 
 
Notícias Históricas
11/Out - Curso de Especialização sobre História e
Historiografia da Amazônia
09/Out - Encontros Regionais da ANPUH no RJ e TO
25/Set - Localizado submarino que pode mudar a
história de Pearl Harbor

18/Set- Conferência sobre História Regional com Boubacar Barry, do Senegal
Leia e Assine nosso
Livro de Visitas
Receba informativos grátis no seu e-mail:
Procure textos a partir da nossa
Busca por Palavras-Chave