ANO III

Fevereiro - Março 2003
ISSN 1677-8944
Nº 15

Editorial

É com orgulho que me apresento no 15º editorial da Revista Klepsidra, como  nova parceira na comissão editorial da revista e atualmente, única integrante feminina do grupo. Já participei de algumas edições anteriores como colaboradora e acompanho a história da revista desde sua elaboração, quando ainda éramos todos calouros na faculdade.

Durante esses quatro anos, muitas mudanças ocorreram, e atualmente a Klepsidra tem sido organizada por um grupo de pesquisadores, em sua maioria, bacharéis em História. O antigo temor de que a revista trouxesse apenas temas relativos a história do Brasil, já não condiz  com a formação do grupo. Temos pesquisadores na área de História da América Latina, História Antiga , Teoria da História e Brasil Independente .

Pessoalmente, além  de Bacharel em História, estou completando o primeiro semestre em Letras, mas em função do ranqueamento (processo seletivo para a escolha das línguas estrangeiras a serem estudadas) ainda não posso dizer qual habilitação além do português irei optar. Esses são alguns dos problemas que os estudantes da FFLCH enfrentam em seus cursos.

A Klepsidra, assim como seus integrantes, tem passado por um processo de amadurecimento intelectual. No entanto,  estando  há mais  de três anos no ar a revista  continua fiel a sua proposta inicial;  ser um espaço aberto para a expressão de idéias,  divulgação de estudos  e pesquisas. Uma revista de História que não encontra-se presa somente a essa perspectiva, atenta a multidisciplinaridade,  discussão de fatos contemporâneos e movimentos culturais.

Todos os textos,  críticas e comentários enviados para a comissão são sempre lidos e discutidos; respeitando-se os colaboradores e leitores da revista. Uma tentativa de debate e integração não somente entre universitários, mas com a sociedade em geral.

Dessa forma, sintam-se bem vindos assim como eu, a mais uma edição.
                        
Olívia Pavani Naveira
 
 
 
Reportagem de Capa
História do Brasil

 A Cidade e a Província de São Paulo às vésperas da Revolução Liberal de 1842, de Marco Antunes de Lima, é o resultado de dois anos de profundas pesquisas nas Atas da Câmara Municipal de São Paulo e nos Anais da Assembléia Legislativa Provincial de São Paulo (entre outros) e apresenta um retrato do jogo político no Império, na Província e na Cidade nas décadas de 1830 e 1840, mostrando a construção da oposição entre liberais e conservadores e como esta levou ao levante armado em São Paulo e Minas em 1842.


História do Brasil

Alane Carvalho Santos discute o mito da modernidade e da industrialização e o combate à "barbárie desordenada do comércio" na cidade de Feira de Santana (BA) a partir da construção do CIS (Centro Industrial de Subaé) durante a década de 1970, a partir de artigos dos principais jornais do local, em Desenvolvimento, Civilização e Modernidade: o sonho da industralização em Feira de Santana




História do Brasil

A uma década estamos assistindo o extensivo sucateamento das Universidades Públicas no Brasil, e neste momento o que percebe-se é o mesmo processo aplicado as políticas públicas de fomento a pesquisa em todo país. Luis Felipe faz uma excelente análise onde busca demonstrar através de dados como este desmonte vem sendo feito através da análise de uma das maiores agências fomentadoras de pesquisa no Brasil, a Fapesp.

 


História Antiga

Em Os santuários de picos minóicos: interações entre religião e Estados Primitivos em Creta durante a Idade do Bronze, Paulo de Castro Marcondes Machado nos mostra uma síntese das mais recentes descobertas arqueológicas a respeito da pouco conhecida Civilização Minóica (ou Minoana), cujas influências se fizeram determinantes na formação do Mundo Grego Antigo. Resumindo o pensamento de diversos autores, o texto nos dá boas informações sobre a distribuição interna dos templo na ilha de Creta
 
 

História do Tempo Presente - Com Fórum de Discussões

Em 'O Estado de Deus: Pensamentos sobre uma Nação Hipotética', uma iniciativa pioneira na história de Klepsidra, Danilo José Figueiredo cria, desde suas raízes até sua derrocada, um continente onde exitem dezenas de países e que guarda uma sinistra semelhança com o nosso mundo atual. O objetivo do autor não é o de entreter, como num romance comum, mas, além das óbvias comparações, mostrar que, em seu âmago, a História não é nada mais do que uma construção. Muitas vezes, tão hipotética quanto um verdadeiro romance.

 

 

Cinema e História

"Gangues, sangue, intolerância e democracia nos EUA" discute a partir do filme "Gangues de Nova York", de Martin Scorsese, a formação político-social norte-americana e a crítica que o diretor faz à atual política interna e externa comandada pelo Presidente George W. Bush, a "Doutrina Bush".

 
Série Projetos de Pesquisa

A profissão de Historiador não deve se limitar apenas  a formação teórica e academicista; a participação e prática de pesquisa são itens indispensáveis àqueles que pensam a História além dos manuais. Maria Luiza Tucci Carneiro oferece a seus alunos de Graduação da USP excelente oportunidade de junto aos arquivos do DEOPS em parceria com o Arquivo do Estado, a produção de um projeto que tem como fundamento a iniciação do aluno na esfera da pesquisa. A publicação deste projeto que se propõe a estudar os boletins tidos como subversivos pela polícia política, produzidos no Brasil durante as décadas de 20 e 30, visa auxiliar os alunos que se interessem por modelos de projetos e de como estes podem ser pensados.
 

Resenha

 Olívia Pavani Naveira resenha "Um Departamento Francês de Ultramar", livro de Paulo Eduardo Arantes que discute a criação da escola filosófica uspiana e o "Mito da Maria Antonia" a partir de ensaios que discutem a formação dos estudos de Filosofia na USP desde a criação da FFCL.


 
 
Notícias Históricas
12/Jun - Descoberto o "Elo Perdido" do Homo Sapiens
09/Jun - IV Encontro de História Oral do Nordeste
05/Jun - III Encontro Museolófico do MAE/USP
02/Jun - Lançamento Coleção Passado e Presente
Leia e Assine nosso
Livro de Visitas
Receba informativos grátis no seu e-mail:
Procure textos a partir da nossa
Busca por Palavras-Chave