ANO IV

  Janeiro - Março 2004
ISSN 1677-8944
Nº 19

Editorial

    Klepsidra chega à sua 19ª edição apresentando aos leitores uma nova série de textos. Trata-se de "Vida Pós-Universitária", onde historiadores recém-formados discutirão as angústias, alegrias e tristezas enfrentados quando se acaba a graduação e a vida de estudante acaba, ou muda profundamente (no caso da pós). Esta série de textos é destinada principalmente aos diversos leitores que entram em contato conosco procurando saber um pouco mais sobre como é que o historiador trabalha: são alunos do Ensino Médio, vestibulandos e recém-ingressos na Faculdade. Nesta primeira edição, apresentamos o texto de Olívia Pavani Naveira, que discute a vida de um historiador dentro de um arquivo.

    Não poderiamos deixar de destacar, também, a importante presença da resenha que nos foi oferecida pela Profª Drª Margareth Rago, da Unicamp. Esta é a primeira vez que um docente escreve para a Revista, o que abre novas possibilidades sem modificar a forma como sempre trabalhamos. Klepsidra continuará sempre enfocando os trabalhos produzidos por estudantes da graduação e da pós, mas é fundamental também apresentarmos aos leitores textos daqueles que são nossos professores. Esta é a primeira vez de muitas que poderão ocorrer.

    Convido, então, nossos leitores e visitantes a ler nossa mais recente edição, conhecendo a nova série de textos, a novidade trazida pela publicação do texto da Professora Margareth Rago, e a aguardarem para abril nossa edição de 4° aniversário, que trará muitas e boas novidades. Estamos sempre abertos para ouvir seus comentários e receber suas propostas de textos.


Gabriel Passetti
 
 
 
Reportagem de Capa
História Antiga e Arqueologia

 Em Arqueologia: dos ladrões de túmulos aos processuais cognitivos, Danilo José Figueiredo analisa as relações que podem ser feitas entre a arqueologia do período grego clássico e a do período romano, para discutir as biografias, como as de Júlio César, e as relações entre religião, ideologia e política.


  
História do Brasil

 Mario Sérgio Brum, historiador formado pela UFF, pesquisou durante dois anos e meio as relações entre Estado, ONGs e populações de baixa renda no Rio de Janeiro. Com isto, escreveu Repressão, clientelismo, resistência... relações entre Estado e favelas no Rio de Janeiro, onde discute a construção da identidade de "favelado".



 

História do Brasil

 Fabiano Vilaça dos Santos, doutorando em História Social pela USP, discute, a partir da vida do sertanista Fernão Carrilho, as especificidades das relações entre seviço e remuneração e as lutas por fama e poder que ocorriam entre os colonizadores portugueses que não faziam parte da nobreza. Em Feitos de armas e efeitos de recompensa: perfil do sertanista Fernão Carrilho, é estudado o período entre 1670 e 1703, quando este colonizador percorreu a área entre Sergipe e Maranhão, enfrentando índios e quilombolas, entre eles os de Palmares.

  


Série Vida Pós-Universitária

  Angústias, novidades e problemas enfrentados por uma historiadora recém-formada, trabalhando com arquivos, é o que Olívia Pavani Naveira discute em seu Confissões de uma "pós-formada": arquivos e papéis velhos.

 


Cinema e História

  O Cinema constantemente recorre a obras "históricas" para discutir assuntos e polêmicas do presente. Na recente super-produção hollywoodiana Mestre dos Mares, não poderia ser diferente. Em Mestre dos Mares... ou do Mundo?, Danilo José Figueiredo analisa as relações entre como a história é narrada e seus personagens, com a situação político-militar atual dos EUA e do mundo.




Resenha

  Margareth Rago, professora do Departamento de História da Unicamp, resenha o livro Éticas dos Amigos - invenções libertárias da vida, de Edson Passetti, professor da PUC-SP, que procura em sua obra discutir associações libertárias não-hierárquicas a partir dos pensamentos de Foucault, Deleuze, Nietzsche, Stirner e La Boétie.


 
Compre livros a partir dos nossos links para a Livraria Cultura e ajude Klepsidra a permanecer no ar de graça.




Leia e Assine nosso

Livro de Visitas

Envie seu texto para ser publicado


Seja informado(a) assim que
uma nova edição estiver no ar. Grátis.
Insira seu e-mail
no campo abaixo:


Procure textos a partir da
Busca por Palavras-Chave