Revista Virtual de História
Ano II Nº 9 - Agosto-Setembro/2001
Especial:
São Paulo, 1831:
Cotidiano e Política no ano da Abdicação

1831 foi um ano importantíssimo para a História do Brasil. Nele ocorreu a Abdicação do Imperador D. Pedro I e a instauração da Regência. Enquanto tudo isso acontecia na Corte, os reflexos na Capital da Província de São Paulo podiam ser acompanhados a partir da Atas da Câmara.
Esta análise documental procura ver tanto os aspectos políticos, quanto os da vida cotidiana presentes nesta fundamental fonte histórica oficial.

Novidades Históricas

04/Dez - Lançamento do site www.desaparecidospoliticos.org.br será no dia 10 de dezembro
31/Out - Novo recorde na relação candidato/vaga para História na USP
25/Out - Debate "França Antártica e Paixão de Ler", na UCAM
23/Out - Seminário "Práticas repressivas e crime político no regime militar", no Centro Universitário Maria Antônia

Leia aqui
História do Tempo Presente
11 de Setembro: World Trade Center e Pentágono já são História

Carlos Ignácio Pinto analisa no dia do atentado ao World Trade Center e ao Pentágono, as possíveis causas e conseqüências do ato terrorista.

Em "Eisenstein: o cineasta da Revolução", acompanhe a vida e a obra deste importante cineasta, incluindo análise e descriçãode sua filmografia - onde está o clássico "O encouraçado Potenkin (1925)".
Marco Antunes de Lima descreve a vida e a povoação da Capitania de São Vicente sob o poderio de Martim Afonso de Souza, uma das poucas que deram certo no começo do período colonial.
Resenha:
No Reino do Desejado
Jacqueline Hermann

Rodrigo Caetano Gomes, estudante de História da UFF, resenha um dos mais importantes livros da "História das Mentalidades", trabalhando com a questão do sebastianismo e da decadência do Império Colonial Português.
 

Danilo José Figueiredo conta a história do Império Mongol,que dominou grande parte da Ásia. Gengis Khan, seu mais famoso líder,teria afirmado uma vez que "A maior alegria de um homem é, depois de vencer o inimigo, cavalgar em seus cavalos e possuir suas mulheres e filhas".
Renato Pignatari Pereira resenha "Caminhos e Fronteiras", clássico de Sérgio Buarque de Holanda escrito nos anos 30 e lido e relido até hoje.

Confira "Caminhos e Descaminhos", clique aqui.

Em "A Agricultura Capitalista no Brasil. Territorialização: conceito explicativo para a luta pela terra?", de Marco Antonio Mitidiero Junior, acompanhe a questão fundiária no Brasil e suas implicações sociais que levaram o país à situação atual.
Eventos

10 Dezembro/2001
Lançamento do site www.desaparecidospoliticos.org.br no Instituto Florestan Fernandes (São Paulo)
10 Novembro a 1º Dezembro/2001
"Seminário de Cinema e História do Brasil", organizado pela ANPUH-SP, Depto. de História da USP e Cineclube Pandora

Leia e Assine nosso
Livro de Visitas
Receba informativos grátis no seu e-mail:
Procure textos a partir da nossa Busca por Palavras-Chave